Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Elaeniinae
 Cabanis & Heine, 1860
Espécie: P. dinelliana

Nome Científico

Pseudocolopteryx dinelliana
Lillo, 1905

Nome em Inglês

Dinelli's Doradito


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Tricolino-pardo

O tricolino-pardo é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pseudos = falso; e kolos = curto, atarracado; e pterux = asa; e de dinelliana = homenagem ao biólogo argentino Luis Dinelli. ⇒ (Ave) atarracada com falsa asa de Dinelli.

Características

Mede 10 centímetros.

Alimentação

Hábitos alimentares…

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É típico de campos sujos, campos cerrados e carrascais do Chaco paraguaio-boliviano.

Distribuição Geográfica

Possui um único registro na região fronteiriça entre Brasil e Paraguai, que foi inicialmente atribuído ao Refúgio Biológico Mbaracayu (Canindeyú, Paraguai) e, em seguida, assumido como legitimamente brasileiro por se acreditar que essa reserva seria “binacional”. No entanto, o contato ocorreu em outro lugar, sendo retificado para um ponto com campo úmido na margem direita do rio Paraná (município de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul) contígua à ponte Ayrton Senna (Rodovia BR-163) (vide Referências).

Atualização da lista do CBRO (2021) desconsidera a ocorrência da espécie para o território brasileiro, justamente por não haver documentação do registro, como citado por Bornschein (2000).

Referências

SIGRIST, T. Avifauna Brasileira: The avis brasilis field guide to the birds of Brazil, 1ª edição, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2009. BORNSCHEIN, M. R. É igualmente brasileiro o registro de Pseudocolopteryx dinellianus (Passeriformes: Tyrannidae) para o Refúgio Biológico de Maracaju, uma reserva binacional (Paraguai-Brasil). Nattereria, 2000, 1. ed. STRAUBE, F. C. Bases legais para a identificação dos limites territoriais do Brasil na fronteira com o Paraguai e suas implicações para a consideração de registros ornitológicos. Ararajuba: Revista Brasileira de Ornitologia 11(1):131-135. 2003 PÉREZ-VILLAMAYOR, N.; COLMÁN-JARA, A. & STRAUBE, F. C. Circunstanciação do registro de Pseudocolopteryx dinelliana na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Atualidades Ornitológicas 178:25. 2014.

Galeria de Fotos